quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Participação no Programa Innoventa - LOGÍSTICA (Porto de Santos)

Na manhã do dia 27 de agosto (quarta-feira) participei no Programa Innoventa - LOGÍSTICA


innoventa santos


Trata-se de um fórum regional para debater demandas, oportunidades e ofertas de tecnologia, organizador pela Fundação Parque Tecnológico de Santos.

Este post descritivo apresenta os principais pontos trabalhados no fórum.




‘Logística’ foi o tema debatido no 5º Encontro do Programa Innoventa – Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia em 90’, das 9h00 às 10h30, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, e contou com cerca de 100 pessoas presentes.

A iniciativa da Fundação Parque Tecnológico de Santos, com apoio da prefeitura, Sebrae (SP) e associação, teve como âncora desta edição a CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo.

O ‘Innoventa’ é um fórum regional mensal de 90 minutos para debater demandas, oportunidades e ofertas de inovação e tecnologia, reunindo empresas, empreendedores, pesquisadores e apoiadores. Nele, uma empresa ou entidade expõem suas necessidades tecnológicas com tema específico e dirigido a um público alvo. O objetivo é abordar questões relacionadas a vetores de desenvolvimento da região, como petróleo e gás, porto e retroporto, logística, economias criativa e de pesca, saúde, meio ambiente, energia e mobilidade urbana.

Assuntos tratados no encontro


innoventa codesp
Apresentação do Diretor de Planejamento da CODESP,
Luiz Claudio Montenegro 
A apresentação foi feita pelo atual Diretor de Planejamento e Controle da CODESP, Luiz Claudio Santana Montenegro, que discorreu sobre o Plano Estratégico da CODESP, o que na visão dele pode "possibilitar que o Brasil realize seu potencial de crescimento econômico e desenvolvimento social por meio do aperfeiçoamento da eficiência nas cadeias de suprimento, ampliação da capacidade portuária e promoção da sustentabilidade ambiental para que o país ocupe uma posição internacional competitiva".


Assista ao vídeo do evento, clicando aqui (Canal Aquaviário).

    


Conheça alguns dados estatísticos sobre a atividade no Porto de Santos, clicando aqui. Neste enlace estão disponíveis para captura (download) os arquivos relativos aos Mensários Estatísticos e Relatórios de Analise do Movimento Físico do Porto de Santos.

Mensário de Junho de 2014

Continuando a sua apresentação, o diretor aponta que a questão é se essa infraestrutura é usada de maneira adequada. Apontou os gargalos logísticos, filas e o quanto isso custa para a cadeia logística. Após discorreu sobre os projetos de inteligência logística que estão em curso no Porto de Santos e que são ligados à gestão administrativa do porto.

Porto sem Papel


Um dos projetos é o Porto sem Papel, que além de Santos se relaciona com os demais portos brasileiros.

porto sem papel


Trata-se de um concentrador de dados portuários no qual todos os processos estão sendo mapeados pela CODESP para contínua atualização no sistema.

Se iniciou ainda, o projeto da Gestão do Acesso Marítimo ao porto, tomando como exemplo a possibilidade de se operar em dias de neblina, diferente do que ocorre nos dias de hoje.

Outro processo em andamento é a Gestão do Acesso Terrestre, principalmente, acesso dos caminhões (a previsão para agosto de 2014 era de 13000 veículos/dia). 

Com esses processos se teria o controle total, sincronizado do fluxo contínuo de movimentação de carga, readequação de custos e aumento da eficiência.

Segundo ele, futuramente, haverá um Centro de Controle (VTMIS ou, na tradução do inglês, Sistema de Informações Gerenciais do Tráfego de Naviosna Ponta da Praia em Santos (possivelmente na antiga Ponte da Marinha), com quatro pontos de radar (DELTA - I
Ilha Barnabé; CHARLIE - Cargill; ALFA - Ilha da Moela; BRAVO - Ponta do Itaipú).

Saiba mais sobre o VTMIS, clique aqui. Esse assunto já vem sendo debatido na mídia e em encontros empresariais há algum tempo.

PortoLog

Outro tema abordado foi o PortoLog - Cadeia Logística Portuária Inteligente, que observa o trajeto do navio desde a origem da  carga, portos ao longo do trajeto e porto final de chegada da carga.

Conaportos


Questionado sobre a parceria com as instituições de ensino presentes na região, ele se colocou como otimista e citou várias iniciativas já em curso.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...