quarta-feira, 30 de abril de 2014

Participação em banca de defesa de dissertação–Mestrado em Administração na UMESP

No dia 28 de abril de 2014 participei de uma banca de defesa de dissertação e uma de qualificação no mestrado em Administração (PPGA) da UMESP, como membro convidado para a arguição de candidato.

Elas ocorreram  no Programa de Pós-Graduação em Administração da UMESP,  na cidade de São Bernardo do Campo (SP), sob a presidência do Prof. Dr. Almir Martins Vieira, e contou com a participação, ainda, do Prof. Dr. Luciano Venelli Costa.

A nova mestre em Administração é Andréia Daniela dos Santos Avila. Acesse aqui, a dissertação completa.

Título: Ensino de sustentabilidade no curso de Administração: a perspectiva do egresso
foto
Prof. Almir, a nova mestre Andréia Avila, Alberto e Prof. Luciano

RESUMO: O objetivo desse trabalho foi investigar a contribuição do curso de Administração na formação de uma visão sistêmica das relações sociais, econômicas e ambientais dos seus egressos na visão dos mesmos. A tomada de decisões no ambiente corporativo requer que se considerem os interesses sociais e ambientais, além do econômico; devido, em particular, à atual crise civilizatória em que vivemos. A metodologia utilizada é a qualitativa, por meio da pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. O trabalho buscou aliar o suporte teórico, por meio das contribuições de Elkington, (1994), Sachs, (2006), Porrit, (2007), Aligleri, (2009), Barbierri, (2010), Fazenda (2001,2008) Freire (1981,1987,1996), Leff (2009), Leonard (1997), Kleiton (2012), Tilbury e Wortman (2004), Freeman (1984), Savage (1991), Mitchell (1997), Katz (1998) Martinelli (1997), ao campo empírico, tendo sido aplicadas entrevistas em profundidade com egressos do curso bacharelado em administração que cursaram a disciplina de sustentabilidade. De acordo com a pesquisa realizada, identificou-se que os egressos não consideram que a disciplina de sustentabilidade tenha contribuído para o desenvolvimento de competências profissionais significativas para um administrador com uma visão sistêmica, entretanto quando o tema foi abordado de forma interdisciplinar houve maior aproveitamento por parte dos egressos. 

Palavras-chaves: Egresso.  Ensino de Administração. Sustentabilidade. Visão Sistêmica
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...