sexta-feira, 14 de março de 2014

Participação em banca de defesa de dissertação–Mestrado em Administração na UMESP

No dia 12 de março de 2014 (quarta-feira) participei de uma banca de defesa de dissertação no mestrado em Administração como membro convidado para a arguição de candidato.

Ela ocorreu  no PPGA da UMESP,  na cidade de São Bernardo do Campo (SP), sob a presidência do Prof. Dr. Almir Martins Vieira, e contou com a participação, ainda, do Prof. Dr. Luciano Venelli Costa.

O novo mestre em Administração Marcelo Ricardo Martelo.

Acesse a dissertação completa, aqui: MARCELO RICARDO MARTELO

Título: CLIMA ORGANIZACIONAL – ESTUDO REALIZADO EM EMPRESAS DE UMA INCUBADORA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
2014-03-12 18.39.35
Prof. Venelli, o novo mestre Marcelo, Profs. Almir e Alberto

Resumo:
No atual contexto, a gestão de pessoas passou a ser considerada um elemento estratégico. Dentre as várias estratégias que podem ser adotadas pela gestão de pessoas, o monitoramento do clima organizacional vem sendo foco em algumas organizações. No mundo altamente competitivo, as incubadoras de empresas surgem, com o objetivo de proporcionar aos novos empreendimentos, meios para que as empresas, em início de vida, tenham condições de expandir, auxiliando no desenvolvimento econômico local e regional. O presente estudo objetivou analisar o clima organizacional de três empresas do projeto incubadora de uma cidade do interior do estado de São Paulo e, verificar os impactos, que o clima presente está causando nestes empreendimentos. O critério utilizado para a seleção das empresas foi o de graduação, isto é, foram escolhidas empresas com mais tempo de incubadora e que estarão prontas para deixar o projeto no final do ano de 2014. Este estudo valeu-se de métodos qualitativos e quantitativos para poder efetuar o processo metodológico e construir a análise final da pesquisa. Como método quantitativo foi utilizada uma Escala de Clima Organizacional construída e validada por Martins et al. (2004) e como método qualitativo foi realizada uma entrevista com funcionários e gestores das empresas estudadas, com o objetivo de coletar informações para auxiliar no estudo, proporcionar melhor compreensão do ambiente de trabalho e verificar quais os principais impactos causados pelo clima presente. Percebeu-se que, as empresas estudadas, apresentam sérios problemas em seu ambiente de trabalho e, por sua vez, este clima organizacional vem impactando em outras variáveis como, nível de estresse, rotatividade de profissionais, desempenho profissional e na lucratividade destas organizações.

PALAVRAS–CHAVE: Clima organizacional. Gestão de Pessoas. Escalas de Clima Organizacional. Incubadora de Empresas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...