quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Participação em banca de defesa de dissertação–Mestrado em Ciências Contábeis na UNISINOS (São Leopoldo–RS)

No dia 26 de fevereiro (quarta-feira) participei de uma banca de defesa de dissertação no mestrado em Ciências Contábeis como membro convidado para a arguição da candidata. image

Ela ocorreu  na UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na bela cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, sob a presidência do Prof. Dr. João Eduardo Prudêncio Tinoco, e contou com a participação, ainda, dos Profs. Drs. Adolfo Alberto Vanti e Marcos Antonio de Souza.

A nova mestra em Ciências Contábeis é Cybele Troina do Amaral.

Título: Avaliação do Capital Humano em uma Universidade Federal na Região Sul do Rio Grande do Sul a partir do REUNI.

2014-02-26 17.27.372014-02-26 17.16.322014-02-26 17.26.43

Prof. Vanti, a nova mestre Cybele, Prof. Tinoco e Alberto

RESUMO: A partir de dois programas do governo federal para fomentar as universidades públicas federais, Programa de Expansão – Fase I com início em 2003 e principalmente Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), com início programado para 2008 e término previsto em 2012, este estudo tem por objetivo avaliar o nível de desenvolvimento do Capital Humano no âmbito das competências internas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG a partir do Reuni. O método utilizado foi o dedutivo, e a pesquisa é classificada como aplicada, descritiva, quantitativa e levantamento de dados. A amostra foi não probabilística, intencional, composta por docentes e servidores técnicos administrativos admitidos no período compreendido entre 2003 e 2012, sendo 289 técnicos administrativos e 395 docentes, totalizando 674 servidores. Os servidores do Hospital Universitário foram excluídos da amostra devido à especificidade das atividades. Os dados foram coletados nos sítios eletrônicos do Ministério da Educação e da FURG. Com base nos conceitos e indicadores de capital humano de diversos pesquisadores, enviaram-se questionários estruturados, com perguntas fechadas, os quais retornaram 30%. Os questionários dividem-se em duas partes: questões qualificadoras da amostra e questões que medem o nível de concordância através da Escala Likert. As respostas foram analisadas utilizando-se gráficos e tabelas, construção de box plots para análise do comportamento das respostas e identificação de possíveis outliers através do programa estatístico EViews 7.0, e análise das médias das atitudes para cada questão. Constatou-se alto índice de escolaridade entre os docentes (o que era esperado ) e entre os TAE (90% possuem ensino superior), o que leva à qualidade das atividades, cujo fim é o ensino. Os objetivos da pesquisa foram alcançados. Verificou-se que o aumento no número de servidores trouxe melhora qualitativa e não só quantitativa, graças ao elevado capital humano agregado, mensurado pelos indicadores de desempenho de pessoas referenciados neste estudo. Entre 2003 e 2012 houve um incremento de 20,80% no número de servidores TAE, de 51,90% entre os docentes, o que refletiu no número de alunos matriculados na universidade: houve um aumento de 60,52% nos cursos de graduação presencial e de 272% nos cursos de pós-graduação. Os servidores reconhecem que o treinamento qualifica suas atividades, que o capital humano é o único ativo que tem a capacidade de ser desenvolvido, que as pessoas são os ativos mais importantes em uma instituição de ensino, e que as universidades públicas, financiadas pela sociedade, retornam este investimento pelo compromisso que assumem com a comunidade.

Palavras-chave: Capital Humano. REUNI. Indicadores de pessoas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...