segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dica de filme para acadêmicos: Footnote

11022_posterDespretensiosamente, dias desses, assisti ao filme Footnote (2011).

Assista ao trailer, aqui

Eu sugiro àqueles que estão na carreira acadêmica (como docentes, estudantes, pesquisadores, etc.) ou pretendem ingressar nela que assistam a este belo filme.

 

 

Trata-se de uma produção israelense que conta a história de rivalidade entre pai e filho. Eliezer Shkolnik é um professor universitário que nunca ganhou reconhecimento em sua vida. Seu filho, Uriel (também professor), por outro lado, é bem sucedido.

Tudo pode mudar quando Eliezer finalmente recebe uma indicação para um importante prêmio acadêmico, vendo então seu desejo de prestígio vir a público.

A trama traz à discussão temas como é a vida de um pesquisador, o que é ser um professor, a falta reconhecimento, a intensa rotina de pesquisa, a dedicação, vocação para a pesquisa. Também traz alusão às atividades de orientação, relação professor-aluno. Claro que sem a parte interessante, como as intrigas acadêmicas, equilíbrio entre vida acadêmica e a vida pessoal. Aborda postura ética e a administração dos egos. Sem falar na busca por publicações e por citações. Nos ajuda a pensar um objeto de estudo bem recortado, a escolha do método e outros aspectos de forma leve e divertida (dentro da proposta fictícia da “película”). Em um momento alto do filme, a verdade é desvendada aos olhos do personagem Eliezer por meio do uso que ele faz da técnica análise de conteúdo e de discurso.

Vale a pensa assistir!

Mias informações, aqui e informações técnicas, aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...