terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um projeto social maravilhoso em Educação: “O Melhor Companheiro”, do Rotary Club de Santos, com 71 anos de existência

Como rotariano, procuro participar anualmente de um projeto que completou este ano 71 anos de existência: “O Melhor Companheiro”, do Rotary Club de Santos.

Esse programa premiou 110 alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Santos (SP) e eu estive presente com mais três outros companheiros rotarianos, o Luiz Fernando Caramico de Carvalho, Gustavo Zagato e Ricardo Ramos Cardoso na UME Pe. Waldemar Valle Martins.

Foi uma prazerosa manhã. Recebidos pela equipe da Diretora da escola, a sempre parceira Profa. Elaine. Uma cerimônia emocionante com todo o protocolo já estabelecido pelo projeto e mais algumas apresentações culturais e musicais por parte dos alunos. Ao final, um garboso café de agradecimento foi servido. A escola está impecável e o trabalho lá realizado é de se elogiar. Foi uma manhã supimpa.

Clique na foto abaixo para ver mais imagens do evento.IMAG0066

Saiba mais sobre a história desse projeto:

Com o objetivo de desenvolver o conceito de companheirismo, democracia, civismo e gerar interesse pela leitura, o Rotary Club de Santos realiza o “Programa Melhor Companheiro”. O concurso, instituído pelo Rotary Club de Santos desde 1942, é promovido entre crianças do 4º ano do Ensino Fundamental e premiará 110 alunos da Rede Municipal de Ensino de Santos.

O aluno eleito Melhor Companheiro é aquele que se dedica aos colegas, que não briga, não perturba, não faz uso de apelidos: “É aquele que sorri e abraça e que conversa e compreende”.

Cada classe elege um colega que preencha esses requisitos e que no dia da premiação, receberá uma medalha, diploma e um brinde, além de um livro, doado também aos demais alunos da classe. Na oportunidade da premiação, as classes fazem uma apresentação cultural sobre o tema: “amizade”.

Todos os companheiros do Rotary Club de Santos vão às escolas municipais de Santos para homenagear e premiar as crianças eleitas como “Melhor Companheiro”, pelos colegas de sala de aula. A organização do Projeto acontece em parceria com o Setor de Projetos –SEPROJE, da SEDUC e o Rotary Club de Santos.

A abertura da premiação foi realizada no dia 17 de setembro, na UME Esmeraldo Tarquínio e se estendeu até o dia 28 de outubro, cumprindo a agenda de premiações nas 35 Unidades Escolares Municipais.

Durante as visitas, foram doados 2.800 livros pela equipe do Rotary Club de Santos, fruto da parceria, pelo 8º ano consecutivo, com a Fundação Educar-Dpaschoal e vale-brindes doados pela RI-Happy aos alunos eleitos “Melhor Companheiro”.

Unidades Escolares Municipais (por ordem alfabética) atendidas: Florestan Fernandes, Gota de Leite, João Papa Sobrinho, José Bonifácio, José Carlos de Azevedo Junior, José da Costa e Silva Sobrinho, Irmão José Genésio, Leonardo Nunes, Lourdes Ortiz, Lúcio Floro, Maria Luiza A. Silva, Maria de Lourdes Borges Bernal, Mario Almeida Alcântara, Martins Fontes, Olavo Bilac, Oswaldo Justo, Pedro II, Therezinha de Jesus S. Pimentel, Vinte e Oito de Fevereiro, Waldemar do Valle Martins, Waldery de Almeida.

Notícia no Portal da Prefeitura Municipal de Santos: 'Melhor Companheiro' e 'Sert' premiam alunos da rede municipal

Fonte: Rotary Club de Santos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...