quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Modelo para rastreamento bibliográfico

photoEsta postagem foi elaborada pela minha orientanda no Mestrado em Administração do PPGA da UMESP, Andréia Daniela dos Santos Avila que neste momento está realizando a sua fase de pesquisa em campo no Canadá.

Este modelo simples de rastreamento bibliográfico foi usado por ela em seu projeto de qualificação e a banca sugeriu que fosse compartilhada com a comunidade acadêmica, portanto, Andréia escreveu este texto para contribuir para os demais pesquisadores e estudantes que estejam na mesma fase. Boa leitura!

O rastreamento bibliográfico contribui para a construção do referencial teórico de uma pesquisa. Permite-nos identificar qual é o estado da arte do tema que se pretende pesquisar. A Figura 1, a seguir, sintetiza o procedimento de rastreamento bibliográfico nacional e internacional usados por Andréia. Os exemplos apresentados na figura correspondem a uma pesquisa cujo tema trata do tema da Sustentabilidade no ensino da Administração.

 

Esquema para rastreamento bibliográfico

Por meio do rastreamento bibliográfico é possível encontrar os principais autores, as principais revistas e a relevância do tema, para isso é necessário definir um recorte temporal.

No exemplo apresentado na figura acima, os artigos, dissertações e teses foram extraídos dos seguintes portais: Spell (Scientific Periodicals Electronic Library), Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Anpad (Associação Nacional de Pós-graduação em Administração), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior) e EBSCO ((Ebsco holders online research database).

A pesquisa foi realizada entre fevereiro à agosto de 2013. No sistema de busca, as seguintes palavras-chave foram utilizadas: ‘Sustentabilidade’, ‘Egresso’, ‘Ética’ e ‘Ensino da Administração’. Para esta última palavra-chave, foram utilizadas também as preposições “em”, “de” e “na”, uma vez que se constatou a presença dessas preposições em diversos trabalhos.

Foi utilizado o recorte temporal de 2008 a Agosto de 2013. Após a identificação dos trabalhos considerados mais relevantes, procedeu-se a leitura dos resumos para confirmar se o trabalho seria ou não utilizado no embasamento teórico. Os trabalhos julgados relevantes foram separados para leitura e construção do referencial teórico da pesquisa. O rastreamento permitiu identificar que nas bases consultadas não foram publicados trabalhos com foco similar ao da pesquisa.

Entre em contato com a Andréa: andreiadaniela.adm@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...