segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Participação em duas bancas de defesa de dissertação–Mestrado em Administração

Nos últimos dias participei de duas bancas de defesa de dissertação em mestrados em Administração como membro convidado para a arguição dos candidatos.

Na PUC-SP:
A primeira ocorreu no dia 18 de outubro de 2013, na PUC-SP, sob a presidência do Prof. Dr. Antonio Francisco Serralvo, e contou com a participação, ainda, do Prof. Dr. Belmiro do Nascimento João.

A nova mestra em Administração é Ligia Cristina Nishioka.
IMG_2868
Profs. Belmiro, Serralvo, a nova mestre Lígia e Alberto

Título: A gestão da marca do profissional liberal: um estudo de caso na área médica na cidade de São Paulo.
RESUMO: Assim como atitudes e experiências facilitam o processo decisório de compra e consumo, as marcas também assumem uma função muito importante para que o consumidor possa decidir entre as múltiplas opções existentes. A exemplo de empresas produtoras ou prestadoras de serviços, os profissionais liberais também buscam se destacar no mercado e se diferenciar dos demais competidores. Portanto, o referido profissional, visando gerir e consolidar o seu nome no campo de trabalho, poderia obter resultados eficientes utilizando as mesmas ferramentas adotadas por empresas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar se os médicos, como exemplo de um dos profissionais liberais, adotam as ferramentas de definição de identidade de marca ao seu nome visando projetar-se profissionalmente. Optou-se por um uma abordagem metodológica qualitativa com estudo de caso único cujo objeto é a categoria médica, com a finalidade de compreender como esses profissionais pensam e agem sobre o assunto. A partir dos resultados, conclui-se que profissionais médicos não adotam as ferramentas de definição de identidade de marca ao seu nome para projetar-se profissionalmente, bem como sinalizaram um alto grau de resistência para essa utilização.
Na UMESP:

A outra banca, que participei, foi na UMESP, sob presidência do Prof. Dr. Anderson Luís Saber Campos, no dia 24 de outubro. Teve como convidado, ainda, o Prof. Dr. Elio Takeshy Tachizawa (da FACCAMP). O novo mestre em Administração é Márcio Roberto Paz Colmenero.

Acesse aqui a dissertação do novo mestre MÁRCIO ROBERTO PAZ COLMENERO

Título: Fatores determinantes da sobrevivência das micro e pequenas empresas do setor industrial na cidade de Santos.
RESUMO: A importância das micro e pequenas empresas – MPE’s - na economia brasileira já é sentida desde há muito tempo, pois esse segmento é fundamental na geração de riqueza para a sociedade. Apesar de sua importância econômica, ainda persiste um elevado e considerável grau de descontinuidade nas mesmas, o que lhes outorga dificuldades de transporem os dois primeiros e mais críticos anos de existência. Esta pesquisa visa identificar os fatores determinantes da sobrevivência das micro e pequenas empresas do setor industrial na cidade de Santos. A relevância do estudo se intensifica em decorrência da cidade de Santos estar vivenciando um momento de desenvolvimento econômico impulsionado pelas descobertas de petróleo na camada do pré-sal. Isso poderá aumentar ainda mais o número de criação de MPE’s, principalmente no setor industrial, e que provavelmente necessitarão de informações nas quais possam se espelhar. O estudo é de caráter exploratório e descritivo. Os dados foram colhidos por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário estruturado com base em quatro dimensões: empreendedorismo, ambiental, recursos financeiros e organização interna. A amostra de estudo foi definida por conveniência, constituída de MPE’s pertencentes ao setor econômico industrial, pois é o mais aderente à cadeia de exploração de petróleo. Foram consideradas as empresas que ultrapassaram os dois primeiros anos de existência, de acordo com os critérios de avaliação de sobrevivência adotado pelo Sebrae (2011).

Atualizado em 28.08.2014.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...