terça-feira, 3 de setembro de 2013

Artigo Científico Publicado: Contabilidade Estratégica de Recursos Humanos: Estudos de caso no setor de siderurgia integrada

Publicado um novo artigo científico de minha coautoria. Desta vez no periódico científico Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) que é QUALIS B3 em Administração, Contabilidade e Turismo.

image

Este texto foi escrito em parceria com os pesquisadores João Eduardo Prudêncio Tinoco, Belmiro do Nascimento João e Ramon Eduardo Lopez de Torre

RESUMO: Parte-se da premissa de que a contabilidade estratégica de recursos humanos (CERH) ainda não é aceita pela contabilidade tradicional, mas que esta é útil para finalidades internas de gestão avaliando e incorporando o valor gerado pelos ativos humanos. Além da revisão da CERH, que inclui o balanço social e os relatórios de sustentabilidade, avançou-se pelos conceitos de custos de recursos humanos e valores de pessoas. O artigo se propõe por meio de coleta de dados primários a desenvolver e analisar dois estudos de caso, no setor de siderurgia integrada, para as empresas CSN e Usiminas para o período compreendido entre 2002 a 2006. A análise parte de indicadores econômicos (distribuição do valor adicionado) e de responsabilidade e social, próprios da CERH com destaque para número de empregados, valor adicionado por empregado e custo de pessoal e encargos por empregado. Utilizando-se do valor agregado, que além do destaque dos acionistas, há uma forte transferência de recursos do setor privado para o governo. Os indicadores sociais são crescentes no período de análise. O artigo evidenciou que a gestão do valor humano é um conceito e um processo estratégico de gestão, que impulsiona o resultado das organizações.

Para acessar clique na figura ou na área de publicações. Acesse também pelo Mendeley.

TINOCO, J. E. P.; CLARO, J. A. C. S.; JOÃO, B. N.; TORRE, R. E. L. Contabilidade Estratégica de Recursos Humanos: Estudos de caso no setor de siderurgia integrada. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), v. 18, n. 2, p. 2–18, 2013. Rio de Janeiro (RJ).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...