sábado, 20 de julho de 2013

Reação contra o uso do Fator de Impacto como indicador de competência acadêmica de pesquisadores

Esta é uma informação importante repassada pelo Prof. Dr. Antonio Moreira Carvalho Neto (Diretor de Comunicação e Publicações da ANPAD).

Trata-se da reação da comunidade científica internacional contra o uso do Fator de Impacto com indicador de competência acadêmica de pesquisadores e subsidiada por dois documentos (figuras abaixo, clique nelas para leitura).

No primeiro, o Editor da Revista Science comenta a iniciativa DORA nas ciências hiper-exatas.
Editor da Revista Science (link) comenta a iniciativa DORA nas ciências hiper-exatas.

O segundo é o texto da iniciativa DORA. Trata-se de uma reação forte contra o uso do fator de impacto das revistas como indicador de competência acadêmica de pesquisadores. Seria interessante discutirmos essa iniciativa.

Outra voz, que em conversas comigo tem se manifestado a respeito, é a do Prof. Dr. +Gilson Volpato. Peço a leitura do seu texto a respeito: CAPES descredencia 66 revistas excluídas do ISI-JCR

Além de alguns periódicos brasileiros retirados do JCR, alguns outros internacionais e conhecidos dos pesquisadores brasileiros na área de administração também foram retirados.

Como exemplo: African Journal of Business Management (AJBM) foi retirado do Journal Citation Report (JCR) em 2010 e acabou afetando (extra-oficialmente) em seu estrato no QUALIS CAPES na área de Administração, Contabilidade e Turismo. Leia mais aqui a respeito desse assunto.

Lembrando que Fator de Impacto (FI) é para periódicos científicos.
Para pesquisadores existem outras medidas indicadoras, como o Fator h e o levantamento de citações.

Leia a respeito:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...