segunda-feira, 15 de julho de 2013

Preparação do V EnEC – Encontro Brasileiro de Editores Científicos de Administração, Contabilidade e Turismo (2013) da ANPAD

Já está confirmada a ocorrência do V EnEC – Encontro Brasileiro de Editores Científicos de Administração, Contabilidade e Turismo (2103) da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração).

Pauta do V Encontro de Editores Científicos da ANPAD

Ele ocorrerá no dia 07 de Setembro de 2013, sábado, das 10h30min às 18h, no Windsor Barra Hotel (Sala Alvorada I), na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e será um evento integrante do XXXVII Encontro da ANPAD (EnANPAD) 2013 (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração).

Ele é coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Moreira Carvalho Neto (Coordenador do PPGA da PUC Minas e Diretor de Comunicação e Publicações da ANPAD) e inscrições dos editores deverão ser feitas diretamente com a Rosangela, na Secretaria da ANPAD (secretaria@anpad.org.br).

Terá como participantes: Diretoria da ANPAD, Coordenadora de Área da CAPES e Editores de Periódicos Científicos de Administração, Contabilidade e Turismo.

À direita (clique na figura), a pauta do encontro. Segundo o Prof. Dr. Antonio Carvalho Neto, haverá um espaço maior para os participantes tenham mais tempo para discutir e, também, colocar outras questões para a plenária.


Objetivos do encontro:
1. Discutir Evolução do QUALIS da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.
2. Discutir a Segunda Fase de Implantação do Portal Spell – Scientific Periodicals Electronic Library.
3. Discutir diversos temas de interesse e trocar as experiências dos editores a respeito.

Deverei estar presente como Editor da ROCRevista Organizações em Contexto do PPGAUMESP.

Entre os temas, haverá uma discussão conduzida pelo Prof. Dr. Pedro Lincoln Mattos e pela Profa. Dra. Graziela Dias Alperstedt , esta Editora da TAC, sobre o que é uma tecnologia administrativa ou contábil e o que se espera de um artigo sobre essas tecnologias. Professor Carvalho Neto transcreveu, em seu informe sobre o evento, os argumentos do professor Pedro Lincoln, para se preparar o debate:

“Poucos poderiam negar que, em toda a publicação veiculada pela ANPAD ou pelos programas a ela vinculados, já existe tecnologia administrativa e contábil (TAC). No entanto, há dois anos era criada pela ANPAD uma nova revista eletrônica, a TAC – Tecnologias Administrativas e Contábeis. Levar adiante a iniciativa provoca, evidentemente, reflexões inquiridoras sobre o sistema todo, entre as quais, pelo menos três: 1. existe mesmo “isso” (TAC) como gênero literário editorável? 2. O que seria, nesse caso, o “não isso”? 3. O que revelaria mantermo-nos na atual ambiguidade editorial? O que pode tornar essa discussão mais relevante é transferir a atenção da editoração para a produção, e perguntar: de que gênero é a grande produção hoje? Ou: o que se pesquisa hoje? (– ou não se poderia ter pesquisa tecnológica em administração e contabilidade?) O que pode, além disso, trazer premência à mesma discussão é o pressuposto de que dois imperativos a limitam: a produção tem que ser científica e tem que ser socialmente relevante. No calor da vida acadêmica, frequentemente perdemos a capacidade de ver, de perspectiva mais ampla, estes dois imperativos.

A TAC é, pois, um bom mote de conversa, para a qual convidamos você, caro editor.

Para que tenhamos, no pouco tempo disponível, mais foco e rápido aprofundamento, pedimos que, ao decidir participar, cada um de vocês formule de uma a três perguntas que o inquietam sobre esta discussão e a(s) encaminhe à secretaria da ANPAD até dia 15 de agosto.

Também será distribuído, com alguma antecedência ao encontro, texto de ensaio que o professor Pedro Lincoln está submetendo à TAC, motivo pelo qual pedimos evitar sua divulgação, a qualquer título.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...