sábado, 20 de julho de 2013

Periódicos científicos brasileiros excluídos do Journal Citation Report e descredenciados do QUALIS-PERIÓDICOS da CAPES

Recentemente a comunidade científica brasileira foi informada de que periódicos brasileiros foram excluídos do JCR (Journal Citation Report) devido a práticas não aceitáveis, e esse assunto deverá ser discutido durante o V EnEC, Fórum de Editores Científicos de Administração e Contabilidade, da ANPAD, no EnANPAD, conforme o coordenador do evento, o Prof. Dr. Antonio Moreira Carvalho Neto.

Veja a notícia na Folha de São Paulo a respeito do tema com o título Quatro revistas brasileiras são suspensas de índice internacional e no blog Scientific com o post nomeado Periódicos Brasileiros suspensos do JCR.

Abaixo, temos a declaração de Sigmar de Mello Rode Presidente da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) e de Abel L. Packer Coordenador do Programa SciELO – (Scientific Electronic Library Online) a respeito do assunto.

image

O Fator de Impacto é um índice bibliométrico calculado pela Thomson Reuters e publicado anualmente pelo Journal Citation Rports.

Leia também sobre Reação contra o uso do Fator de Impacto como indicador de competência acadêmica de pesquisadores

Complementando esta informação, “o Conselho Superior da CAPES, em reunião realizada em 17 de julho de 2013, analisou a decisão da Thomson Reuters de excluir do JCR (Journal Citation Reports), 66 periódicos, entre os quais seis brasileiros. A decisão da Thomson Reuters deveu‐se a um comportamento anômalo destes periódicos no tratamento das citações que compõem o fator de impacto das revistas, pelo excesso de citações cruzadas entre os periódicos que compõem esta lista. O Conselho Superior considera inaceitáveis atitudes como estas, que não coadunam com os princípios da ética cientifica. Neste contexto e considerando que a CAPES, no processo de avaliação dos programas de pós‐graduação utiliza, em várias áreas, o fator de impacto dentre os diversos indicadores para a qualificação da produção científica veiculada em periódicos, o Conselho Superior decidiu pela retirada das 66 revistas do Qualis-Periódicos, procedimento que será observado toda vez que ocorram situações semelhantes”, sendo esta informação obtida no próprio sítio da CAPES.

Post atualizado em 20.07.2013.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...