quarta-feira, 19 de junho de 2013

A importância do cronograma em um Projeto de Pesquisa (Diga não ao “Retrograma”)

Este post foi pensado para auxiliar pesquisadores nesse item. Em minha percepção, ocorrem falhas cometidas por pesquisadores e mestrandos/doutorandos na elaboração de cronogramas em um Projeto de Pesquisa.

Em algumas bancas de qualificação, que participo, percebo que esse item fica “desprestigiado” em uma última página e às vezes até como apêndice.

Pior: alguns pesquisadores e estudantes apresentam um “retrograma”, termo que criei para ser usado quando a pessoa apresenta um relato temporal do que foi feito no projeto (principalmente em qualificações de mestrado e doutorado) e se esquece de apresentar o futuro, no caso o “cronograma”. Há chacota na internet até para o termo “retrograma”, que em espanhol poderia ser visto como “se fazendo chacota atrás de alguém”(!). Portanto, cuidado (rsrsrs)!

E o interessante (e triste) é que o autor do projeto não se preocupa com datas, etapas e etc., componentes fundamentais para essa ferramenta de planejamento.

Portanto, tento aqui dar algumas dicas a respeito. Conto, também, com as contribuições dos leitores do Blog para novas técnicas. Mande a sua!

O Cronograma é um Item obrigatório (em termos gerais) nos projetos de pesquisa em instituições de ensino e órgãos de fomento oficiais e privados.

Ele é o planejamento temporal das atividades futuras de pesquisa. Deve ser simples, com visual agradável, e tem (ou deveria) que informar cada etapa da pesquisa que será desenvolvida e quando ela ocorrerá.

Eu coloco na Figura 1, abaixo, um modelo que indico (inicial e bem simples), mas já é um começo. Depois, o pesquisador/aluno já começa a inserir novas tarefas e novos prazos.

image

Figura 1 – Modelo Simples de Cronograma

Isso mostra que o projeto apresentado é possível de ser realizado em um prazo, mas auxilia também o pesquisador na sua organização de tempo e dedicação necessária. 

Portanto, pense quanto tempo será gasto em cada atividade.

Diversos blogs também trazem informação a respeito, veja aqui (Fonte: Google, Acesso: 19 abr., 2013, 10:14h).

Veja algumas figuras que podem ajudar a elaborar a sua (Fonte: Google Imagens, Acesso: 19 abr. 2013, 10:05h).

Eu também uso uma ferramenta gratuita para elaboração, é o Gantt Project (Figura 2, abaixo). Para quem tem o pacote Microsoft Office, existe o MS Project, mas é pago.

 

Gantt Project

Figura 2 – Gantt Project

Se quiser elaborar um Gráfico de Gantt no EXCEL, veja aqui como.

Eram estas dicas, aguardo seus comentários e sugestões de ferramentas.

Post atualizado em 19.09.2013.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...