quinta-feira, 4 de abril de 2013

Para ler e refletir: O desafio docente perante um mundo digital

Me deparei com os dois textos que cito abaixo:

· Escola digital desafia 'professor analógico': Além de diferença de gerações entre alunos e professores, formação de docente não contempla a tecnologia na sala de aula

A ideia de "professores analógicos" em escolas com "alunos digitais" sempre volta à tona quando o debate é a chegada da tecnologia na sala de aula. A diferença de gerações é essencial nessa relação, mas há uma crise que cabe principalmente ao poder público resolver: a formação dos docentes ainda não contempla essa nova realidade e desafios.

Fonte Primária: O Estado de São Paulo
Veja também: Formação de docentes não contempla o uso de novas tecnologias em sala de aula (Portal Aprendiz)

Extraído do [Clipping RCE] 04/abr/2013

Sugiro uma outra leitura que indica os caminhos que se abrem para a caminhada: ‘Moocs mudam o ensino dentro e fora da universidade’ (PORVIR)

Leia a opinião do Prof. Dr. José Salvador Faro da própria UMESP.

Todos nós, docentes, estamos vivendo esta situação. Grande parte de nós está “caminhando e aprendendo” a usar as tecnologias (ou ferramentas) que surgem a todo o instante, em sala de aula.

No PPGA da UMESP, onde leciono, inseri essa hábito na disciplina dada neste semestre (2013.1), pedindo aos discentes que apresentem suas reflexões em forma de posts que depois são inseridos aqui no meu blog. mas é um movimento pífio em direção ao ideal, reconheço.

Uma medida interessante e que está aproximando as discussões na turma, e o melhor: se expandindo para fora das paredes da sala.

Acho que é um primeiro passo…

Expresse aqui seu comentário a respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...