segunda-feira, 11 de março de 2013

Portal de Periódicos da ANPAD – Portal SPELL

Em 2012, a ANPAD desenvolveu o Portal SPELL (Scientific Periodicals Elctronic Library) para disponibilização das publicações científicas brasileiras na área da Administração, Contabilidade e Turismo.

image

O Spell é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica. Com o objetivo central de promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento, o Spell cumpre com uma dupla missão: organizar, numa única base de dados, um significativo acervo de conhecimento e proporcionar acesso livre a usuários interessados na produção científica. Iniciado em 2012, o Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008.

Tenho a alegria de participar do Fórum de Editores Científicos da ANPAD onde esta ferramenta foi discutida e apresentada.

Compõem objetivos do Spell:

  • Organização da Base de Dados de Periódicos: acesso à produção veiculada em múltiplas fontes e localização facilitada de artigos ou tópicos de interesse por meio de uma única plataforma web, atualizada dinamicamente;
  • Visibilidade da Produção Científica: disponibilização do conteúdo publicado em periódicos cadastrados, facilitando a pesquisa e uso do conhecimento produzido em distintas áreas do conhecimento, promovendo a visibilidade de periódicos e pesquisadores;
  • Democratização do Acesso à Informação: disponibilização ampla e irrestrita do conteúdo existente no Spell, em consonância com o movimento internacional de Open Access Journals;
  • Produção de Indicadores de Uso dos Periódicos: facilitação da produção de estatísticas de uso e acesso aos periódicos, bem como de análises bibliométricas e cientométricas.

É composto por três grandes componentes, os quais são também subprodutos associados ao seu desenvolvimento:

  • Repositório de Artigos Científicos;
  • Sistema de Indexação e Busca de Artigos;
  • Sistema de Informação sobre Periódicos.

Assim, o Spell consiste em uma ferramenta virtual que agrega a produção científica disponibilizada eletronicamente pelos periódicos associados, reunindo artigos científicos, resenhas, editoriais, notas bibliográficas, casos de ensino, debates entre outros documentos, todos disponíveis livremente para consulta e download. Além disso, o Spell organiza a produção científica oriunda de diferentes periódicos, de modo que proporciona a localização de trabalhos que atendam a um ou vários critérios combinados de busca, os quais podem ser salvos ou compartilhados pelos usuários.

O Spell também traz, de modo organizado, informações acerca dos principais periódicos das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Trata-se de informações editoriais ligadas às características dos periódicos, rol de edições já publicadas e indicadores de volume de acessos, downloads e quantidade de documentos disponíveis na base do Spell.

No futuro, o projeto de desenvolvimento do Spell prevê a inclusão de periódicos de outras áreas do conhecimento e a configuração de um banco de dados de referências utilizadas na produção científica, ampliando seu escopo de utilização o qual passará também a oferecer Pacote de Indicadores Bibliométricos e Sistema de Pesquisa por Citações.

Use e abuse dessa ferramenta para suas revisões bibliográficas/ de literatura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...