quarta-feira, 27 de março de 2013

Fontes de informação para construção do referencial teórico de um texto científico

File:P504-Teoria das Hidroplacas.jpgO conhecimento científico já publicado e validado se baseia em forma de livros, artigos científicos e trabalhos/relatórios de pesquisa. Por isso saber onde encontrar material para construir seu próprio referencial teórico é fundamental para uma boa revisão da literatura.

Inicialmente, recomendo a leitura do post A importância do referencial teórico (...).

A partir daqui eu indico os locais que mais utilizo para o meu trabalho de pesquisa objetivando a revisão teórica dos meus textos.

Lembro que esta lista nunca estará finalizada, portanto, é importante a sua contribuição com novas dicas!

Na área de Administração recentemente surgiu a implantação do SPELL, pela ANPAD, como pode ser lido no meu post Portal de Periódicos da ANPAD – Portal SPELL

Portal Domínio Público - recomendação para se usar a biblioteca digital Domínio Público, mantida pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma biblioteca alimentada com obras já publicadas e de domínio público, previamente autorizada pelos autores ou quem detém os direitos. Permite o acesso a centenas de teses acadêmicas, artigos científicos, bem como a obras da literatura e música. Para acessar, basta clicar aqui

image

Com o apoio da internet, a divulgação desse tipo de produção está rápida, eficiente, democrática e com baixo custo. O que possibilita a todos conhecer o que está se fazendo de mais atual em termos de pesquisa relativa aos nossos temas.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – A BDTD é um portal mantido pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Permite a busca de teses e dissertações publicadas em instituições brasileiras. Similar a um catálogo que direciona o internauta diretamente para a página onde está hospedado o documento.

image

Banco de Teses/Capes – O banco de teses da Capes permite a consulta aos resumos de teses e dissertações defendidas no Brasil desde 1987. De uns tempos para cá está inserido dentro do Portal de Periódicos da CAPES.

image

Temos o excelente SciELO Brasil com acesso aberto às principais revistas brasileiras (e internacionais).

image

Ultimamente, também venho consultado bastante o Google Acadêmico, que vem ganhando notoriedade, conteúdo e variedades.

image

Existem as bases fechadas (pagas ou disponibilizadas somente dentro das redes das Universidades que contratam ou são conveniadas desses serviços, como o EBSCO, o Web of Science, o Portal de Periódicos CAPES, entre outros. Verifique se sua instituição disponibiliza algum destes.

Ainda existem as bibliotecas digitais das próprias universidades, pois as bases indicadas acima são bastante abrangentes. Mas sempre é bom dar uma “passadinha” por elas.

Boas pesquisas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...