terça-feira, 5 de março de 2013

Dissertação orientada: “AS REDES SOCIAIS NA INTERNET, O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E A ADERÊNCIA AO CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA”

No dia 26 de fevereiro de 2013 ocorreu, sob a minha presidência, a Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado de minha orientanda e candidata Cristiane Maravelli Fioravanzo, agora mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em ADMINISTRAÇÃO da Universidade Metodista de São Paulo (PPGA-UMESP).

A banca pública foi composta pelo Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo (PUC-SP), pelo Prof. Dr. Almir Martins Vieira (PPGA-UMESP) e por mim.

Acesse o arquivo completo da dissertação, clique aqui.

foto defesa 2foto defesa 3foto defesa

Resumo do trabalho da candidata: ”Aliadas aos estudos sobre sustentabilidade, há inúmeras discussões e atitudes para combater consequências do uso irracional dos recursos naturais do planeta. Surge assim o entendimento do consumo, suas influências e alternativas. O indivíduo pode ter hábitos de consumo de forma consumista ou de forma consciente. O consumista é entendido como o oposto dos hábitos do consumidor consciente, sendo levado pelo impulso e pelo estímulo à compra, sem avaliar suas necessidades e impactos futuros. O consumo é de fato indispensável à humanidade. Entretanto, quando aplicado de forma exacerbada e incorreta, pode gerar sérias consequências sociais e/ou ambientais. O consumidor consciente tem a qualificação de avaliar dentre as possibilidades existentes, os impactos que podem ser ocasionados com a aquisição, de tal modo, a minimizar suas consequências e contribuir de alguma forma para uma sociedade mais sustentável. O principal objetivo desta pesquisa foi compreender a aderência dos pesquisados ao comportamento de consumo consciente, bem como avaliar o compartilhamento de informações sobre o tema por pessoas que estão inseridas em alguma rede social na internet, partindo do pressuposto que este é um dos principais meios de comunicação e compartilhamento de informações. Para a pesquisa, foi utilizada a metodologia de análise qualitativa de caráter exploratório e a técnica de entrevistas em profundidade baseada em roteiro semiestruturado. Por meio da análise do conteúdo, a compreensão dos resultados aponta que todos os entrevistados possuem um grau de conhecimento sobre o consumo consciente e a maioria tenta ter algum tipo de ação consciente. Mas, ao mesmo tempo, esses indivíduos podem sofrer influências neste processo principalmente de caráter pessoal, levando à alteração de ação. Com relação ao compartilhamento do tema nas redes sociais na internet, foi possível identificar que grande parte dos entrevistados já teve algum tipo de experiência da situação, mas ainda em pequena escala, com poucas ocorrências. Também acredita-se que o canal pode ser utilizado para a proliferação do tema, o que nos leva à conclusão de que é um canal viável ao compartilhamento. Porém, mediante a ruptura de hábitos, é utilizado para a ocorrência de um maior engajamento por parte dos usuários. A análise apresenta uma compreensão e perspectivas a partir do recorte estudado, abrindo horizonte para novos estudos e aprofundamento das reflexões apresentadas neste trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...