sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Artigo publicado: O Cenário Competitivo Global e a Modernização de Terminais Portuários no Porto de Santos

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Publiquei um novo artigo científico. Desta vez no periódico ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia.
Este texto foi escrito em parceria com os pesquisadores e professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-SP, Belmiro N. João e Francisco A. Serralvo.

O texto aborda o fato de que na competição entre empresas e países, os portos assumem um papel de destaque na produtividade, bem como na exportação e custos de importação. O objetivo deste artigo é entender a situação competitiva do Porto de Santos neste contexto à luz da teoria Porteriana. A estratégia de pesquisa foi qualitativa, procurando entender a situação, constituindo-se um estudo de caso exploratório, visando fornecer maiores conhecimentos sobre o tema da pesquisa e identificando os fatores que influem na competitividade dos terminais. Fez-se um levantamento dos principais terminais privados de contêineres do Porto de Santos (T-37, Santos Brasil) e do seu atual estágio de modernização. A partir de reflexões dessa nova realidade percebeu-se que os
desafios são grandes para o aumento da competitividade desses terminais de contêineres, pois devem estar inseridos em uma política de modernização e investindo em modernização de equipamentos e treinamento, principalmente do trabalhador desqualificado diante das novas tecnologias empregadas na motivação de contêineres.

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JOÃO, B. DO N.; SERRALVO, F. A.; CLARO, J. A. C. DOS S. O Cenário Competitivo Global e a Modernização de Terminais Portuários no Porto de Santos. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 1, p. 2-22, 2012. 

ABSTRACT

In the competition between companies and countries, ports play a key role in productivity as well as export and import costs. The aim of this paper is to understand the competitive situation of the Port of Santos in this context in light of the Porter’ theory. The search strategy was qualitative, seeking to understand the situation, being an exploratory case study, aiming to provide more
knowledge on the subject of research and identifying the factors that influence the competitiveness of the terminals. There was a survey of major private container terminal at the Port of Santos (T-37, Santos Brasil) and its current stage of modernization. From reflections of this new reality was realized that the challenges are great for increasing the competitiveness of container terminals, it should be included in a policy of investing in modernization and upgrading of equipment and training, particularly of unskilled workers in the face of new technologies used in the motivation of containers.

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