sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GUIA PARA A SUSTENTABILIDADE

do CASA SUSTENTÁVEL de Arch. Roberto Jonás Steneri

alt
Este livro “O guia básico para a sustentabilidade” é do Brian Edwards, a editora é G. Gili 2008. Claro que tem uma impronta inglesa, a primeira edição foi publicada pelo RIBA Royal Institute of Architects. Ë uma “bibla” verde permitanme a heresia. É um livro para ser comprado e leido, é tido como livro de consulta.
O meio ambiente suporta muitas pressões as que vemos nas grandes metrópoles como Cidade de México e São Paulo, se não há uma grande virada na atitude do homen o livro mostra o pior panorama para o ano 2050, dentro de pouquíssimos 40 anos: ar irrespirável, água não boa para beber, resíduos impossíveis de gerenciar, combustíveis fósseis esgotados, em resumo um planeta inhabitável.
Temos nele muita informação sobre a teoria da sustentabilidade com suas diversas correntes de opinião e de pesquisa, os diferentes sistemas de avaliação e certificação das edificaçõoes.
O livro aborda questões apaixonantes por exemplo como debe ser o aprendizado da arquitetura sustentável, não como uma cadeira mais num plano de estudos da faculdade, e sim com foco abrangente que começa já com o fato que o prédio da faculdade é sustentável, é mesmo um descaso ensinar sustentabilidade num prédio que não é sustentável. O ótimo é que todas as cadeiras desse plano sejam sustentáveis: o ateliê de projetos, a resistência de materiais, a história da arquitetura e assim por diante.
E toca outras como os recursos, a mudança climática e o aquecimento global, energias renováveis, estratégias de desenho e construção, ferramentas de gestão ambiental; todos estes pontos explicadinhos com exemplos de sucesso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...