domingo, 6 de março de 2005

Pós-graduação vira diferencial na profissão

Na Mídia

Pós-graduação vira diferencial na profissão
Entrevista do Prof. Alberto Claro, ao Jornal Boqueirão News de Santos, em 12.03.2005




Economia
Pós-graduação vira diferencial na profissão
Ana Paula Bordinhon
Uma pesquisa do Grupo Catho - empresa especializada em requalificação profissional - mostra que investir na própria educação traz retornos significativos. A pesquisa questionou cerca de 9 mil executivos que comprovaram que o mercado de trabalho paga mais para quem tem uma pós-graduação.
De acordo com José Alberto Carvalho dos Santos Claro,coordenador Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Universidade Católica de Santos (Unisantos), profissionais pós-graduados têm mais chances de recolocação profissional. "Hoje em dia, diploma não é mais passaporte de emprego. É preciso ter uma visão global (formação universitária), foco de atuação dirigido (qualificação específica) e experiência. Estes três ingredientes são indispensáveis para a conquista de uma boa oportunidade de emprego", salienta.
Os benefícios da educação continuada, segundo ele, são indiscutíveis. "O maior deles, é a ampliação da rede de relacionamentos, mas além disso, há o enriquecimento curricular, a possibilidade de promoção, a melhora de salário e do status dentro da organização", reitera.
Algumas instituições tratam a pós-graduação como uma ferramenta de marketing. Para não entrar neste jogo, o aluno deve ser cauteloso na hora de se matricular. Conforme José Alberto, o aluno deve se informar sobre tudo: seriedade da instituição, custo, grade de matérias, conteúdo das aulas, currículo dos professores e satisfação daqueles que já concluíram o curso.
Profissionais antenados com as novidades do mercado e que mantêm o compromisso com a busca por novos conhecimentos sempre estarão em evidência. "Um profissional que fica mais de dois anos sem se reciclar, começa a ficar estagnado. A educação continuada não para, pois está sempre processando. Se houver acomodação, não há evolução", destaca.
De acordo com Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a experiência profissional é um fator relevante nas análises de contratação e promoção. "A pós-graduação interage e acrescenta ao currículo, aumentando o potencial pessoal e produtivo", completa.
Segundo ele, estes cursos agregam e possibilitam a melhora do desempenho no exercício das funções. "O pós- graduado fica habilitado a negociar melhores condições de trabalho e remuneração, dentro de um ambiente competitivo", diz.
O sistema de pós-graduação brasileira é dividido em duas formas: lato-sensu e stricto-sensu (direcionado a docentes e pesquisadores). Conforme Áureo, a pós graduação lato-sensu se refere aos cursos de especialização, que devem ter pelo menos 360 horas de duração e, no mínimo, um terço de seus docentes qualificados como mestres e doutores.
Grande passo
Investir na educação continuada dá retorno e vale a pena. O administrador de empresas Fabiano Brites De Maria, 31 anos, é prova disso. Trabalhando como gerente em um banco no Centro, De Maria colheu os resultados graças a sua pós. " Depois que eu fiz MBA em Gestão Empresarial, minha vida profissional decolou", afirma De Maria, que há 15 anos trabalha no banco. "Há três categorias de gerência dentro do banco: gerente júnior, gerente de relacionamento pleno e gerente sênior", explica. "Após ter feito MBA, passei a ocupar a terceira categoria", orgulha-se.
Que as portas se abrem é indiscutível. Segundo ele, profissionais que cursaram cursos de pós-graduação têm um diferencial no mercado competitivo. "Mas não é só isso que conta. Postura, competência e desempenho também são fundamentais", argumenta. "Hoje, atrelado ao que eu aprendi, acho que já dei um grande passo. Já evolui bastante. E continuarei de forma permanente em busca disso, até porque, nós nunca sabemos tudo", reconhece.
Onde procurar
As universidades e centros universários da região oferecem cursos de pós-graduação em várias áreas. Uma alternativa é pesquisar nos sites das instituições. Confira algumas: www.unisantos.br, www.unisanta.br, www.unimonte.br, www.unaerp.br, www.lusiada.br, www.unimes.br e www.unaerp.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...